Como é calculado

O cálculo dos pontos, é feito de acordo com:

  • Nível da categoria
  • Género da categoria onde se joga
  • Última fase em que se joga
  • Tabela de pontos
  • Regra e grupo de cada fase

 

Cada categoria tem um nível e um génedo, que normalmente estão representados pelo nome da categoria. Assim um "M5" será nível "5", género "masculinos". MX3, poderá significar género "mistos" e nível "3".

Isto não é sempre certo porque o nome da categoria pode ser alterado como bem se entender, e como tal, pode não refletir o nível e género selecionados. Mas na maioria dos casos, refete a verdade.

Para efeitos de atribuição de pontos, conta a última fase em que se joga. Quem por exemplo chega á final, passou por várias fases ao longo do percurso. Os pontos atribuídos são os que dizem respeito á final, e não á soma dos pontos das fases por onde passou.

São os proprietários do ranking, que definem a quantidade de pontos a atribuir, e a quem atribuir (vencedores, vencidos, posição). Esta atribuição de pontos é feita em formato tabela, onde é especificado o nível, tipo de regra, grupo, fase, resultado, posição e pontos.

 Exemplo de tabela que é preenchida em cada competição/clube, para atribuição de pontos.

Nível  Tipo Grupo  Resultado Posição Pontos
3  Final A  Vencedor 0 160
3  Final A  Vencido 0 120
3  Meia Final A  Vencedor 0 96
3  Fase Grupos B  Posição 1 100
3  Fase Grupos B  Posição 2 80
3  Fase Grupos B  Posição 3 50
4  Final  A  Vencedor  0 64
4  Final  A  Vencido 0 48
4  Meia Final A  Vencedor  0 38

 

Conceito de "Resultado"

Ter em atenção que nas fases playoffs não existe resultado "Posição". A posição é o lugar em que cada equipa fica, nas fases que não sejam de eliminação direita. Por exemplo, num campeonato, no final de todos os jogos, as equipas são classificadas de acordo com as regras definidas, e os pontos atribuídos pelas posições alcançadas.

"Vencedor" e "Vencido" tem duplo significado, de acordo com o tipo de fase (grupos ou playoffs).

Assim, numa fase de grupos, considera-se "Vencedor" quem passou a fase e "Vencido" quem não passou na fase.

Nos playoffs, "Vencedor" é quem vence o jogo, e "Vencido" quem perdeu o jogo.

NOTA: Só quando o resultado for do tipo "Posição" se deve preencher a coluna "Posição". Nos restantes casos, colocar "0" (zero).

 

Conceito de "Grupo"

Importante também salientar que neste contexto, "Grupo" nada tem haver com os grupos das fases de grupo. Grupo, neste contexto, significa agrupamento de regras. Na tabela em exemplo, temos dois agrupamentos de regras, "A" e "B", que são usados para situações distintas.

Imaginemos que numa categoria se usa no esquema "Quadro A + Quadro B", e queremos atribuir pontuações diferentes a cada um dos quadros. Ora, o "Quadro A" e o "Quadro B" vão ter uma fase final. Como podemos distinguir que pontos são atribuídos ao "Quadro A" e "Quadro B" na final, se não existir nada que os distinga? Ambos os quadros têm o mesmo nível, o mesmo tipo e mesmo resultado. Recorre-se por isso ao "Grupo" para fazer essa distinção.

Outra razão, para o uso do "Grupo", tem haver com a possibilidade de termos na mesma competição categorias com tipos de esquemas diferentes. Se tivermos uma categoria que usa unicamente uma fase de grupos, e a atribuição de pontos por posição das equipas, e outra categoria com esquema tipo "Torneio", que é contituído por uma fase de grupos mais playoffs, temos duas fases de grupo totalmente diferentes. Se não existisse o conceito de "Grupo", ambas as fases de grupo teriam atribuição de pontos de igual forma, e normalmente não é o que se pretende.