Definições

As definições de uma competição dividem-se em:

  • Geral
  • Inscrições
  • Pagamentos
  • Convites
  • Categorias
  • Jogos
  • Campos
  • Regras de desempate
  • Regras do ranking
  • Funções
  • Widgets

 

Cada uma destas áreas, permite a definição de parametros dentro da competição, que só se aplicam á competição onde são definidos.

Alguns destas parametros são herdados do clube, mas nesta fase podem-se alterar como se entender.

O mesmo acontece na competição face ás categorias/fases/grupos, que em alguns casos pode-se especificar na competição e mais tarde ser alterados nas categorias/fases/grupos e até jogos, como é o caso do tempo de jogo.

 

Geral


 Nesta área de definições, é onde se especifica o nome da competição, a data de inicio e fim, as imagens relativas á competição, os contatos que devem ser usados quando alguém quer contatar o clube, a organização da competição, o arbitro ou diretor de prova.

É aqui também que se especifica o regulamento geral da competição, qual o custo da inscrição e que prémios vai ter.

Sobre cada um dos items não há muito a dizer, porque cada organização tem a sua maneira de os preencher.

 

Inscrições


Nas inscrições define-se quando abrem e fecham as inscrições, e o que acontece quando as inscrições têm limites e esses limites são ultrapassados.

Quando se impõe limites de inscrições, é porque existe alguma situação que se quer proteger. Mas ao mesmo tempo, queremos ter todas as vagas preenchidas. Para não estar a recusar inscrições que podem fazer falta, pode-se definir que se o total de inscrições já estiver preenchido, as próximas ficam no estado Pendente (que é o que acontece por defeito), e desta forma previne-se eventuais desistencias.

Define-se também que tipo de inscrições são aceites: equipa e/ou individual.

Esta definição permite por exemplo que numa categoria hajam inscrições do tipo equipa, mas também individual. Com o tipo de inscrição individual, pode-se mais tarde fazer equipas, mas também de pode simplesmente usar como inscrição única e fazer categorias de "Singles".

 É ainda nas inscrições que se define o que se pede aos inscritos.

Pode-se obrigar que cada jogador tenha de informar o seu email e/ou telefone, mas também serve para definir se as inscrições têm de selecionar um tamanho de camisola.

 

 Pagamentos


Nos pagamentos, tem-se a possibilidade de definir os valores a cobrar para 1, 2 ou três inscrições. Estes valores são usados posteriormente na "Caixa", que é onde se regista os pagamentos dos jogadores.

É também aqui que se especifica dos métodos de pagamento herdados do clube, quais os que se podem usar nesta competição. 

NOTA: Os métodos de pagamento que aqui aparecem, são os que estavam ativos no clube, quando se criou a competição.

No caso do método de pagamento mbway e transferncia bancária, não se pode alterar o número de telefone ou o número da conta bancária associada á transferencia bancária. Qualquer alteração deve ser feita ao nível do clube.

 

 Convites


Quando se pretende enviar convites a potenciais jogadores, é aqui que se define essa possibilidade.

Ao enviar um convite, está a facultar-se um código de acesso direto á competição. Com esse código de acesso os utilizadores entram na competição como potencial jogador, se a competição estiver a aceitar entrada direta de jogadores. Em qualquer momento se pode verificar quem aceitou/recusou o convite.

 

Categorias


Nas categorias a configuração mais importante é se os grupos têm cabeças de série ou não. Quando os grupos têm cabeças de série, é necessário especificar o ranking que é usado para obtenção dos pontos. É depois com a soma dos pontos dos jogadores de uma equipa, ou no caso de ser individual os pontos do indivíduo, que se determina quem é cabeça de série em cada grupo.

 

 Jogos


O tempo por defeito de cada jogo, a quantidade de sets, a permissão para cancelar jogos é feita nesta área.

É ainda aqui que se determina se cada jogador pode inserir o resultado dos seus jogos.

 

Campos


É nos campos que se gere os campos da competição. Os campos que aparecem por defeito, são os que estão disponíveis no clube quando se cria a competição. Pode-se atualizar os campos do clube, ou importar campos de outro clube, desde que não existam já jogos programados. Quando existem jogos programados, é necessário eliminar a programação antes de fazer a importação.

 

 Regras de desempate


As regras de desempate permitem desempatar equipas que no final de uma fase tenham a mesma posição.

Existem algumas regras por defeito, e só estas podem ser usadas. 

A cada uma das regras está associado um algoritmo que é executado quando solicitado.

Não se pode por isso, crir regras específicas de acordo com as necessiades, poi obrigaria a que se escrevesse também o algoritmo pretendido. 

Pode e deve-se no entanto sugerir novas regras á equipa da Padelteams, quando exista necessiade de outro tipo de regra. Deixamos aqui o compromisso de analisar com o cuidado necessário, todas as solicitações que tivermos.

 

Regras do ranking


O ranking não é obrigatório, mas pode ser feito em qualquer competição.

Para que sejam atribidos pontos de acordo com o que cada participante ganha, tem de se definir regras de atribuição desses pontos. 

Nesta área é onde se determina as regras para atribuição desses pontos.

 

 Funções


Nas funções adicionam-se utilizadores que de alguma maneira vão colaborar na gestão da competição.

Das 3 funções possíveis, o Proprietário é quem tem mais acessos, podendo fazer tudo dentro da competição.

Seguidamente, o Administrador faz quase tudo o que faz o proprietário, mas não pode eliminar a competição.

Por fim, ao Convidado apenas lhe é permitido inserir resultados e fotografias nos jogos.

 

Widgets


No widgets pode-se obter código a usar no site do clube ou da competição, com informações sobre a competição.