Fase Grupos com "Melhor Segundo"

Quando as equipas que passam para a fase seguinte não permitem criar os playoffs, porque não são em número que o permitam fazer, pode-se usar uma destas situações, para resolver:

  • Inserir equipas "bye";
  • Passar as melhores equipas posicionadas de entre os grupos da categoaria ("Melhor Segundo").

 

Equipas "bye".

As equipas "bye", inserem-se sempre que numa fase de playoffs se pretender passar diretamente uma equipa para fase seguinte. Naturalmente, será a equipa que confronta com a "bye" que passa e não a "bye".

Ao distribuir as equipas pela fase de playoffs, automaticamente são adicionadas as equipas "bye" necessárias para preencher a fase. Mas se por alguma razão for necessário inserir uma destas equipas, fazer como segue:

  1. Se existir alguma equipa na posição que se quer inserir a "bye", esta deve ser eliminada.
  2. Com a posição da equipa em branco, ou mais especificamente a dizer "( a determinar )", clica-se no icon "boia de salvação" que aparece á frente da designação "( a determinar )", ou no menu dessa equipa, selecionar "Bye".

 

Equipas "Melhor Segundo".

Quando existem equipas "melhor segundo", significa que para a fase de playoffs para além das equipas especificadas em cada grupo, passam também as equipas melhor posicionadas.

Exemplo:

Numa categoria, existem 3 grupos com 4 equipas cada, de entre as quais as primeiras 2 posições passam para a fase seguinte, seguidas das melhores 2 posicões na categoria.

Neste exemplo, como passam as 2 primeiras posições de cada grupo, ficamos com 6 equipas para a fase de playoffs. Para completar esta fase faltam 2 equipas, pelo que devem passar de entre os 3 grupos, as 2 equipas melhor posicionadas, após as 2 primeiras posições.

 

 Para que na fase passe melhores posições, é necessário especificar nas definições dessa fase, esse requirimento. Para o fazer, seguir as instruções:

  1. Selecionar a fase de grupos onde se pretenda que passem as equipas.
  2. Entrar nas definições dessa fase, clicando no botão "Definições".
  3. No separador "Equipas" selecionar a opção "Usar melhor posição em vez de "bye" nas fases seguintes".
  4. Gravar.

 

Como é calcudado o melhor segundo.

Das equipas que não passam para a fase seguinte, tem de se verificar qual ou quais as que ficam melhor posicionadas. É através das regras de desempate que se faz essa seleção.

Aplicam-se as regras de desempate a todas as equipas que não passaram automaticamente, posicionando-as sequencialmente. Dessa sequencia, passa a quantidade de equipas necessárias para fazer os playoffs.   

  

NOTA: Quando existem "Melhor Posição" numa fase de grupos, a fase de playoffs seguinte não é calculada enquanto não terminarem todos os jogos da fase de grupos. Esta situação deve-se ao facto de, na fase de grupos, deve-se evitar os confrontos entre equipas que na fase de grupos já se confrontaram. E como não sabemos que equipas vão passar para os playoffs, só após os jogos terem terminado se pode fazer os confrontros, tendo por base a regra atrás referida.